sexta-feira, 16 de outubro de 2009

FERNANDA PERES CANTA O FADO "GOSTO DE UM MARINHEIRO"



Fernanda Peres foi uma das mais consagradas fadistas nacionais, muito popular na década de 50 e 60. Nasceu a 13 de Março de 1934 no Bairro Alto, Lisboa.
Começou a cantar desde muito jovem, com apenas 10 anos e ficou conhecida como a Miúda do Bairro Alto.
Aos 17 anos venceu o Concurso Nacional das Jovens Fadistas da Emissora Nacional que de imediato a contratou. Dona de uma excelente voz e de uma bela presença fisica estreou-se em 1952 no filme "Eram 200 Irmãos" ao lado de outros conhecidos actores como Vasco Santana, Rui de Carvalho e Humberto Madeira. Para esse filme estreou dois fados de grande sucesso da autoria de José Galhardo e Frederico Valério "Eu Gosto Dum Marinheiro" e "Eu Gosto De Ti".
A partir de 1956 começou a aparecer nos programas experimentais da RTP transmitidos em directo da Feira Popular.
Participou em 1957 no Festival da Canção Latina em génova com um êxito do seu reportório "Nem Ás Paredes Confesso".
Muito solicitada para espectáculos ao vivo por todo o país, actuou ainda nas antigas colónias portuguesas em África, nos Açores e na Madeira.
Em 1967 no auge da carreira decidiu pôr fim à vida artistica, apenas regressando em meados dos setenta para regravar os seus maiores sucessos a convite da Editora Riso e Ritmo. Neste disco tem a participação nas guitarras de Jaime Santos, nas violas de J.Santos Júnior e na direcção de orquestra de Manuel Viegas. Um singelo registo para a posteridade.

2 comentários:

isto é espetaculo disse...

conheci a fernanda peres pessoalmente no funeral da aida baptista.
foi uma das nossas grandes vozes do fado,retirou-se cedo mas diz nao ter saudades.....
abraço

a.j.castro disse...

conheci a Fernanda nos Anos cincquenta conheci a Mãe e o Irmão e se a Fernanda ler este comentario lembrar-há da rua da palma, do Amilcar da protese dentaria e ainda da sua gata badalhoca.Que saudades meu Deus, um forte Abraço diz qualquer coisa Amilcar...